Prefeitura lança ‘Programa da Boa Visão’ com foco inicial em 27 mil crianças
O "Programa da Boa Visão”, terá como foco inicial a avaliação de 27 mil crianças

A Prefeitura de Suzano lançou nesta segunda-feira (05/05) o “Programa da Boa Visão”, que terá como foco inicial a avaliação de 27 mil crianças, do G5 ao 3º ano do ensino fundamental. O planejamento do trabalho, que envolverá o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, foi apresentado no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, pelo prefeito Pedro Ishi e pela primeira-dama Déborah Raffoul Ishi.
A iniciativa terá como tema deste ano o lema “Cuidar dos olhos é cuidar do futuro”, e deverá contemplar 11.500 alunos das escolas municipais, 15.060 das unidades estaduais de Suzano e outros 440 da rede de ensino do Serviço Social da Indústria (Sesi). Nesses locais, serão realizados pré-testes, que deverão ser iniciados nos próximos dias, para verificar quais estudantes precisam realizar um atendimento oftalmológico. As consultas deverão ser realizadas a partir de julho e os casos especiais serão acompanhados pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).
O programa prevê um pré-atendimento por parte dos profissionais das unidades de ensino, que participarão de um treinamento para aplicar o teste da acuidade visual com o objetivo de verificar sinais reveladores da saúde ocular. Esse instrumento será utilizado no processo relacionado à identificação precoce de alguma dificuldade na visão.
Conforme estimativa baseada em experiências anteriores, “entre 8 e 12 mil crianças deverão receber o atendimento por parte dos médicos, e, entre 4 a 6 mil deverão ser recomendadas a usar óculos”, como dito pelo secretário Diego Ferreira. Vale ressaltar que a armação e as lentes serão confeccionadas de forma gratuita para os munícipes, que receberão em mãos os acessórios pelas equipes da Prefeitura de Suzano, nas próprias unidades de ensino.
Por fim, o prefeito disse que a iniciativa se alinha ao propósito da administração municipal de melhorar a qualidade de vida da população e lembrou os resultados obtidos em ações anteriores. “Alcançaremos mais de 20 mil crianças da rede educacional de Suzano, que terão a oportunidade de verificar se precisam de consultas e de óculos. Nós garantiremos esses acessórios com recursos municipais e promoveremos mais condições para as crianças se desenvolverem da melhor forma possível. Ainda seguiremos com o programa nos próximos meses para contemplar os idosos com os atendimentos e as cirurgias, reforçando o sucesso de um programa que começou há 36 anos na cidade e fez história com o nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi e a nossa sempre primeira-dama Larissa Ashiuchi, que promoveram um grande trabalho nesses últimos anos”, sublinhou Pedro Ishi.
Comentários (0)