cover
Tocando Agora:

Procon Arujá comemora três anos com mais de 12 mil atendimentos desde a sua inauguração

Em Junho, o Procon de Arujá celebrou três anos de atuação em defesa dos direitos dos consumidores

Procon Arujá comemora três anos com mais de 12 mil atendimentos desde a sua inauguração
O prefeito esteve ao lado dos funcionários do Procon durante a comemoração/Foto: Divulgação/PMA

Em uma época marcada por crescimento e consolidação, o órgão registrou, neste período, um marco expressivo: 12.009 atendimentos realizados desde a sua inauguração, sendo 623 de junho a dezembro de 2022, tendo atendido ainda 2.042 pessoas em 2023, além de 6.263 em 2024 e, de janeiro até o dia 7 de junho de 2025, mais 3.081 atendimentos.


Apenas no primeiro semestre de 2025, demonstrando seu papel essencial na mediação de conflitos e orientação à população, foram realizadas 79 audiências de conciliação com 69% de casos resolvidos. Em 2024, foram 195 audiências de conciliação com 71% de resolução e atendidos 45 casos de fraude, entre elas, as relacionadas ao INSS.


Entre as principais reclamações repassadas ao Procon, que lideram as queixas dos consumidores, estão: assuntos financeiros como empréstimos consignados (bancos), cartão de crédito e serviços financeiros, descontos indevidos por entidades de classe ou associativos não autorizados; produtos adquiridos com defeito pela Internet ou compras online, falhas na prestação de serviços como os de telefonia ou essenciais (água, energia elétrica), entre outros.


A atuação do Procon Arujá vai além do balcão. Nestes três anos, o órgão intensificou sua presença também na comunidade com ações educativas e preventivas, como oficinas para idosos, palestras interativas, entrega de cartilhas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Também se destacou a participação em eventos realizados em parceria com as Secretarias Municipais e treinamentos internos voltados à melhoria constante dos serviços. “O Procon Arujá nasceu com o compromisso de garantir o respeito aos direitos do consumidor e, ao longo desses três anos, temos buscado ampliar esse trabalho com responsabilidade, escuta ativa e ações educativas. Cada atendimento é uma oportunidade de fazer a diferença na vida do cidadão”, afirma a coordenadora do órgão, Jéssica Villar.


Entre as empresas com mais reclamações estão grandes instituições financeiras, sindicatos, operadoras de telefonia, concessionárias de serviços públicos e redes varejistas – reflexo da diversidade e complexidade dos casos enfrentados no cotidiano. "A comemoração dos três anos é, sobretudo, um reconhecimento ao esforço contínuo da equipe, ao apoio do município e à confiança dos consumidores. O Procon Arujá segue firme, atuando com seriedade e transparência para promover relações de consumo mais justas e equilibradas", ressaltou o prefeito Dr Luis Camargo.

Comentários (0)