cover
Tocando Agora:

Parques de Mogi das Cruzes recebem projeto ‘Revisitando as Amarelinhas’, de Paulo Seccomandi

São oito lonas de 1,6x4m, impressas com colorido vibrante característico do artista, e ficarão nos parques da Cidade e Airton Nogueira por três meses

Parques de Mogi das Cruzes recebem projeto ‘Revisitando as Amarelinhas’, de Paulo Seccomandi
No Parque da Cidade, também já tem a exposição de lonas em solo (Foto: Imprensa Radio Garota)

O artista plástico Paulo Seccomandi inaugurou a exposição interativa Revisitando as Amarelinhas, na última quarta-feira, 18 de junho, em Mogi das Cruzes (SP). O projeto, idealizado em parceria com a produtora Roberta Regato, contemplou simultaneamente os parques da Cidade e Airton Nogueira com lonas de 1,6 metro de largura por quatro de comprimento com a brincadeira infantil ‘amarelinha’, impressas fielmente nas cores vibrantes e características usadas por Seccomandi. São quatro lonas em cada local, que poderão ser conferidas durante os próximos três meses. Após esse período, o material será doado para instituições que atendam crianças em situação de vulnerabilidade.


As amarelinhas são uma paixão do artista por envolver e despertar o riso nos pequenos. Alguns pontos em Mogi das Cruzes já têm a pintura no chão, mas, agora, a versão foi reproduzida em lonas, afixadas nos parques com estacas de alumínio. A estimativa é de que 20 mil pessoas visitem a mostra e mais de 1000 crianças interajam e se divirtam. Com uma forte ligação com o público infantil, o objetivo de Seccomandi é espalhar alegria por meio de sua arte, levando esse trabalho para o maior número possível de crianças brincarem.


A ideia é promover integração social por ser em área pública, interativa, e proporcionar lazer a crianças de todas as classes sociais. Afinal, é praticamente impossível uma criança passar pelas amarelinhas coloridas e não interagir. Então, estamos estimulando e resgatando as brincadeiras tradicionais através da arte”, declara Paulo Seccomandi. “Este projeto pretende mostrar novas maneiras de levar a arte para a população em geral. Em parques públicos, democratizamos esse acesso”.


A instalação, apesar de ser feita de um material de baixo custo e comum, é uma solução inovadora para a proposta, pois permite o uso em área descoberta e pode ser pisoteada devido à grande resistência, além de poder ser reutilizada. O projeto foi realizado por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), conforme o Edital nº 007/2024 - Apoio à Difusão Cultural, na modalidade Artes Visuais, através da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e produção de Roberta Regato.


SOBRE O ARTISTA

Iniciou a carreira usando as técnicas de aerografia e nanquim. A partir de 2000 começou a usar as técnicas de pintura a óleo e acrílica sobre tela e, no mesmo ano, realizou sua primeira exposição. Atualmente, tem vários murais na cidade e um em Guararema, além de inúmeras telas e objetos para venda e acervo. As cores vibrantes em figuras e formas marcantes são características de seu traço inconfundível.

SERVIÇO

• Parque da Cidade – rua Jardelina de Almeida Lopes, 451, Parque Santana, Mogi das Cruzes; horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h.

• Parque Airton Nogueira – avenida Antônio de Almeida, s/nº, Jardim Maricá; horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 7h às 18h.

Comentários (0)