Prefeitura certifica condomínios sustentáveis em ação com a Univence
Primeira-dama Déborah Raffoul Ishi e secretário de Meio Ambiente, André Chiang, marcaram presença em solenidade que reforçou compromisso de Suzano com a coleta seletiva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Social de Solidariedade certificaram nesta quinta-feira (28/08) cinco conjuntos residenciais de Suzano com o título de “Condomínio Sustentável” durante o encerramento do primeiro ciclo de atividades do projeto “Condomínios em Ação”, desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Univence. A atividade foi realizada na Central de Triagem Dr. Edson Gianuzzi, no Miguel Badra.
O secretário André Chiang e a presidente do órgão municipal, primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, assim como o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, participaram da cerimônia que celebrou a iniciativa voltada à educação ambiental e ao recolhimento de materiais recicláveis dos condomínios, que resultou na entrega de 100 quilos de alimentos ao Fundo Social da Solidariedade, já que uma das premissas do projeto é separar metade da renda advinda dos recicláveis para compra de produtos destinados à doação.
Foram agraciados nesta ocasião, pelas autoridades municipais e pela presidente da Univence, Ingrid Brum, os condomínios: Oriente 1, do Jardim Japão; Recanto das Cerejeiras, do Jardim Casa Branca; Parque Sintonia, do Parque Residencial Casa Branca; Residencial Parque Atlântica, do Boa Vista; e Parque Serafim, do bairro Chácaras Reunidas Guaio. Fez parte da solenidade uma apresentação das crianças e adolescentes do Instituto Emaús, localizada no bairro Rio Abaixo.
A dinâmica da iniciativa envolveu plantões da equipe da Univence nos condomínios inscritos durante três sábados do último mês de julho (12, 19 e 26/07), quando os moradores puderam entregar seus materiais recicláveis diretamente aos cooperados. Junto aos síndicos e moradores destes locais, foram reforçados os aspectos relacionados à educação ambiental, à correta instalação de caçambas para coleta de resíduos recicláveis e à definição de novos pontos de coleta.
O projeto agora fará parte do calendário fixo da cooperativa, que seguirá com o apoio da administração municipal para seguir estimulando a separação correta de recicláveis, fortalecendo essa cultura dentro dos condomínios e gerando impacto social. A seleção considera a diversidade regional dos conjuntos residenciais e seus diferentes perfis, buscando garantir uma participação ampla e representativa.
O síndico do Condomínio Oriente 1, do Jardim Japão, Arisson Santos, enalteceu a mobilização para adesão à iniciativa. “Assumi a gestão com esse compromisso, de contribuir com as ações relacionadas à reciclagem em nosso município. Conseguimos levar essa pauta às nossas reuniões e com apoio de todos pudemos contribuir com o projeto”, avaliou.
A presidente da cooperativa afirmou que a iniciativa se integra às práticas sustentáveis do município. “O projeto representa um passo importante na valorização do nosso trabalho e na aproximação com a comunidade a que servimos. Estamos prontos para colaborar com os condomínios e orientar os moradores, garantindo que todo o material coletado seja corretamente destinado, gerando renda para nossos cooperados e benefícios para o meio ambiente”, declarou Ingrid.
De acordo com André Chiang, o projeto contempla o viés ambiental e também o social, com a dinâmica proposta pela iniciativa. “Conseguimos unir sustentabilidade e solidariedade já que oferecemos aos moradores uma oportunidade de refletir sobre seus hábitos e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa. É uma ação que une educação ambiental, responsabilidade social e cuidado com Suzano”, pontuou o titular da pasta do Meio Ambiente.
A primeira-dama exaltou a atuação da Univence e o crescimento do trabalho da cooperativa, reconhecendo a adesão dos condomínios que foram certificados. “Quero parabenizar todos os integrantes da cooperativa Univence em nome da presidente Ingrid, e a todos os condomínios que participaram do projeto. Nossa intenção é apoiar todas as ações que trazem melhorias para a população e para o Meio Ambiente, com iniciativas inteligentes e que deixam um legado positivo relacionado à conscientização sobre a coleta seletiva e ao espírito solidário”, ressaltou Déborah, que, ao final do evento, fez fotos com as crianças e adolescentes do Instituto Emaús.
Também participaram da atividade, por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: a diretora de Controle e Fiscalização Ambiental, Solange Wuo; o diretor do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, Marcelo Silva; os coordenadores Marciel Alves, Mércia Reis, Natacha Nakamura e Andréia Nascimento; a engenheira ambiental Giovanna Hamada; e o assessor Roberto Kajiwara. Também estiveram presentes o coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Alan dos Santos; e a diretora do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Beatriz Leite.
Comentários (0)