Programa de Empregabilidade Inclusiva realiza dez atendimentos e sete encaminhamentos na 1ª edição
Ação no Centrus nesta segunda-feira (08/09) marca início da agenda do PEI no município com foco na inclusão e geração de oportunidades para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta segunda-feira (08/09) a primeira edição do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), promovendo dez atendimentos e sete encaminhamentos para empresas parceiras no Centro Unificado de Serviços (Centrus) da região central. A ação faz parte de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Suzano e o Governo do Estado para ampliar as políticas de inclusão e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Acompanharam o início dos trabalhos os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, e de Governo, Alex Santos - que realizou articulação junto ao Estado para a implantação da iniciativa - e o coordenador do PEI, Eduardo Mello.
Lançado em 2019, o PEI já garantiu a inserção de mais de 800 pessoas com deficiência no mercado de trabalho em diferentes cidades paulistas. Agora, em Suzano, a iniciativa terá agenda mensal no Centrus, com novas ações previstas para os dias 6 de outubro, 3 de novembro e 1º de dezembro, sempre das 9 às 16 horas.
"Nossa ideia é identificar os munícipes com deficiência que não conhecem os projetos de empregabilidade do Estado de São Paulo e também divulgar o programa, que é totalmente gratuito e oferece um apoio personalizado para vagas de emprego", destacou o coordenador do PEI.
Os atendimentos são realizados por livre demanda, com apresentação de documentos básicos (CPF, comprovante de residência, laudo/hipótese diagnóstica/relatório clínico e currículo). Durante a ação, são feitas entrevistas, oficinas sobre processo seletivo, orientações para ambientes inclusivos e encaminhamentos para vagas disponíveis em empresas cadastradas. Além disso, o programa garante suporte antes, durante e após a contratação, incluindo cursos de qualificação, avaliação médica e análise de perfil funcional.
O secretário de Governo ressaltou que o município vive um momento de fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “A realização do PEI em Suzano demonstra que estamos comprometidos em ampliar direitos e oportunidades. É uma ação que integra esforços entre prefeitura e Estado e que já começa a apresentar resultados concretos, como vimos hoje com os dez atendimentos e sete encaminhamentos realizados. Sou grato ao secretário Marcos da Costa, que faz um excelente trabalho na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e cordialmente acolheu nossa demanda", apontou Alex Santos.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego destacou a relevância do serviço para a cidade. “Esse programa garantirá mais condições para que possamos aproximar os candidatos das empresas, proporcionando mais emprego e renda para a nossa população. É uma oportunidade concreta para que Suzano avance na inclusão e na geração de novas possibilidades de futuro”, afirmou Mauro Vaz.
Outras iniciativas
Além do PEI, Suzano também passa a contar com outros três programas anunciados recentemente pela parceria firmada entre a prefeitura e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. São eles: “Todas-in-Rede”, com ações para garantir mais autonomia às mulheres com deficiência; “Paralímpicos”, que capacitará professores de Educação Física da rede municipal para trabalhar com alunos com deficiência; e o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), aberto à população a partir de outubro.
Essas iniciativas fortalecem a política inclusiva, abrangendo desde a geração de renda até a valorização da cidadania. Para o prefeito Pedro Ishi, trata-se de uma conquista importante. “Esse convênio fortalece nossa capacidade de atuação para garantir mais oportunidades para as pessoas com deficiência. São iniciativas que contemplam diferentes áreas e proporcionam o suporte necessário para que todos possam ter acesso aos serviços municipais e ao mercado de trabalho”, frisou o chefe do Poder Executivo.
As técnicas Kelly Malta e Bárbara Custódio e os diretores da Secretaria de Governo, Beatriz Cruz e André Luis Bom Fim, também estiveram no Centrus durante os atendimentos.
Comentários (0)