Após década de luta, Taboão conquista alça para Ayrton Senna
Com a conclusão do projeto executivo, obras da alça de acesso devem começar em até seis meses Foto: Divulgação
Finalmente o Distrito do Taboão conseguiu a tão sonhada alça de acesso da Rodovia Ayrton Senna para o bairro, medida essa que visa impulsionar a mobilidade da região com novas conexões viárias.
Na última quarta-feira (27), ocorreu em Mogi das Cruzes, reunião onde a Ecopistas anunciou a conclusão da fase final do projeto executivo para a construção da pista marginal do Taboão, via essa que é importante para o escoamento da produção e para o recebimento de matérias-primas das empresas do polo industrial.
A medida representa uma conquista significativa para a Agestab (Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão), pois a alça é uma reivindicação antiga para a região e se tornará realidade após muitos anos de batalha por melhorias na localidade.
O deputado estadual Marcos Damasio (PL) destacou a importância da aprovação obtida em reunião no segundo semestre deste ano com a
Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
“Foi uma grande vitória. O projeto executivo representa o aceno favorável do Governo do Estado para a realização das obras, uma luta que travamos há mais de 10 anos a favor dos moradores, empresários e trabalhadores do Distrito do Taboão”, afirmou o parlamentar.
Segundo Caio Cesar de Barros, coordenador de Relações Institucionais da Ecopistas, o projeto estará pronto para credenciamento em dezembro.
“A próxima etapa será a formalização de aditivo de contrato com o Estado e autorizo para o início das obras. Acreditamos que nos próximos seis meses as obras poderão ter início”, apontou.
O deputado também reforçou sua confiança na execução da obra: “A Artesp já emitiu parecer favorável, e o governador Tarcísio de Freitas tem mostrado apoio ao desenvolvimento. Nosso próximo passo será agilizar o processo para que as obras tenham início o mais breve possível”.
Projeto:
A proposta prevê a construção de uma pista marginal na Rodovia Ayrton Senna, sentido São Paulo, com 7,2 quilômetros de extensão, duas faixas de tráfego e calçadas.
O projeto inclui ainda duas rotatórias e dois viadutos sobre as linhas férreas da empresa MRS. O acesso à marginal será localizado no km 46, nas proximidades da fábrica da GM.
Três interseções conectaram a marginal ao Distrito do Taboão: Estrada Municipal Recanto da Floresta – uma rotatória será implantada nesse ponto; Estrada Municipal Takeo Matsumoto – que contará com outra rotatória, próximo à empresa Santa Fé e a Estrada Municipal Mauro
Auricchio, onde haverá um entroncamento neste local.
A concretização desse projeto deve melhorar significativamente a mobilidade e a infraestrutura no Distrito do Taboão, atendendo às demandas de empresários e trabalhadores da região.
Comentários (0)