cover
Tocando Agora:

Prefeitura entrega mais 63 matrículas de imóveis para famílias de núcleos de interesse social regularizados

Foram beneficiados durante a cerimônia moradores da Vila Estação, Jardim São Francisco, Jundiapeba e Vila Natal

Prefeitura entrega mais 63 matrículas de imóveis para famílias de núcleos de interesse social regularizados
Foto: Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, promoveu, na noite desta quarta-feira (10/12), cerimônia de entrega de mais 63 títulos de regularização fundiária, para famílias que residem em núcleos regularizados pela Prefeitura. A prefeita Mara Bertaiolli participou da solenidade e destacou a importância desse trabalho.


Eu sei que para todos que estão aqui esta é uma noite especial. Estamos aqui reunidos para celebrar uma segurança que até então vocês não tinham, de ter a sua casa própria, de poder fechar a porta com a certeza de que ninguém vai tirar vocês de lá. Vejo esse auditório repleto de mães, pais, filhos, avós e isso me reforça o porquê vale a pena a vida pública. Se eu estou prefeita, é para trabalhar para melhorar a vida de pessoas como vocês”, destacou, deixando um agradecimento a toda a equipe da Habitação, além das demais autoridades e lideranças de bairro presentes.


Agradeço muito à toda a equipe da Habitação, que vem trabalhando com muita dedicação dentro de nossa maior diretriz, que é ajudar ao próximo. Sei que muitos aqui presentes já estavam desanimados, achando que a regularização não ia acabar e este momento não ia chegar, mas chegou, então celebrem muito este momento e tenham a certeza de que vamos seguir trabalhando para fazer cada vez mais”, concluiu.


O secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Romildo Campello, também falou sobre o significado da cerimônia. “Tenho a certeza de que na cabeça de cada um aqui está a lembrança da casa onde moram, de quando começaram a construir, de tudo o que viveram e sonharam lá dentro, mas também da preocupação por, durante tantos anos, não terem os títulos. Agora isso acabou. Este é o momento da grande mudança. A partir de agora, a casa é inquestionavelmente de vocês. Está tudo regularizado e seguro para pensar no futuro de vocês e no futuro de seus filhos”, pontuou, deixando um agradecimento especial a toda a sua equipe da Habitação.


Das 63 matrículas entregues na cerimônia, 30 são de famílias da Vila Estação,quatro são do Jardim São Francisco, sete são de Jundiapeba (quadra 52 e 62) e 20 são da Vila Natal (II, III e VIII). Com mais esta cerimônia, chega a 330 o número total de títulos entregues pela Prefeitura em 2025, a residentes de núcleos regularizados pela Prefeitura. A última solenidade se deu no dia 12 junho.

Isto é resultado de um amplo trabalho de regularização fundiária, que vem sendo conduzido pela Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária. O alvo são núcleos de interesse social, ocupados majoritariamente por população de baixa renda e que apresentavam irregularidades no que se refere ao registro em cartório.


A Prefeitura atua em casos assim, promovendo as devidas regularizações, para permitir aos moradores, que em geral residem nesses locais há décadas, a obtenção do documento que comprova a propriedade de seus imóveis. O processo é composto por várias etapas e não implica em custos para as famílias. A entrega dos títulos concretiza a transmissão dos imóveis aos moradores, finalizando o processo. Além disso, a regularização permite a realização de obras de infraestrutura por parte da Prefeitura nos núcleos.


Os títulos entregues nesta quarta-feira resultam de processos que foram finalizados neste ano. A Prefeitura tem diversas outras regularizações em andamento e se aproximando da fase final, a partir do pré-mapeamento de áreas passíveis do processo, tais como outras quadras de Jundiapeba, além da Chácara Santo Ângelo, que terá em breve novas entregues pela fase 1 do processo.

A cerimônia também contou com a presença da secretária-adjunta de Habitação Social e Regularização Fundiária, Silvia Zamai, do secretário municipal de Obras, Nilmar de Cássia Ferreira e sua adjunta, Leila Alcântara, do secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, além do vereador Milton Lins, que falou em nome da Câmara Municipal, mais lideranças de bairro, bem como as famílias diretamente beneficiadas.


Comentários (0)